Arqueólogos encontram mais de 3 mil moedas romanas e joias milenares na Itália
Durante escavações no sítio arqueológico de Claterna, perto de Bolonha, na Itália, pesquisadores encontraram mais de três mil moedas romanas milenares. Além disso, foram descobertas cerca de 50 pedras preciosas, algumas delas esculpidas com imagens de divindades romanas.
"Pompeia do Norte"
Recentemente, outros tesouros arqueológicos foram encontrados no local (apelidado de "Pompeia do Norte" por Lúcia Borgonzoni, subsecretária do Ministério da Cultura da Itália). Entre eles, estavam as ruínas de um fórum e de uma residência com mosaicos multicoloridos, além de ruas e banhos romanos. As moedas encontradas agora são feitas em sua maioria de prata e bronze.
Uma das peças encontradas chamou a atenção dos pesquisadores. Trata-se de um quinário, moeda de prata rara cunhada em 97 a.C. na época da República Romana. O artefato foi descoberto nas ruínas de um teatro.
De acordo com os arqueólogos, a descoberta indica que Claterna não era apenas uma cidade de passagem, mas um centro de comércio com contatos diretos com Roma. Até agora, apenas um décimo do local foi escavado, representando uma área de 18 hectares. Outras descobertas importantes devem ser feitas durante as próximas fases de pesquisa.