Mergulhador encontra mais de 30 mil moedas do Império Romano na Itália
Ao explorar o fundo do mar no litoral da Sardenha, na Itália, diversos objetos brilhantes chamaram a atenção de um mergulhador. Quando foi conferir de perto sua descoberta, ele se surpreendeu ao perceber que havia encontrado um tesouro antigo. Avisados do achado, especialistas do Ministério da Cultura do país constataram que havia ao menos 30 mil moedas de bronze da época do Império Romano no local.
Imperador Constantino
A descoberta foi feita perto da costa da cidade de Arzachena. Segundo os pesquisadores, as moedas remetem à primeira metade do século IV d.C. As autoridades disseram que a presença de peças cunhadas com o rosto do imperador Constantino confirmam que o tesouro deve ser datado de algum período entre os anos 324 e 340 d.C.
Ritrovato al largo della Sardegna un deposito di follis risalente alla prima metà del IV secolo d.C..https://t.co/csD0l8FQ67#MiC #archeologia #Arzachena pic.twitter.com/R44VzSKTnh
— Ministero della Cultura (@MiC_Italia) November 6, 2023
Um vídeo publicado pelo ministério mostra mergulhadores com detectores de metal recuperando as moedas, muitas delas enterradas na areia. "Todas as moedas estavam em um estado de preservação excepcional e raro", diz uma nota do ministério. As poucas peças danificadas ainda tinham inscrições legíveis.
O número total de moedas ainda não foi confirmado, mas acredita-se que pode haver até 50 mil delas. “O tesouro encontrado nas águas ao largo de Arzachena representa uma das mais importantes descobertas de moedas dos últimos anos”, disse Luigi La Rocca, funcionário do departamento de arqueologia da Sardenha. A origem das peças pode estar em alguma embarcação que naufragou na região.