Inicio

Arqueólogos encontram observatório astronômico de 2.600 anos no Egito

No local, astrônomos rastreavam os movimentos do Sol e das estrelas, algo vital na sincronização do calendário egípcio com os ciclos celestiais
Por History Channel Brasil em 27 de Agosto de 2024 às 13:08 HS
Arqueólogos encontram observatório astronômico de 2.600 anos no Egito-0

Arqueólogos encontraram no Egito as ruínas de um grande observatório astronômico datado do século VI a.C. A estrutura foi descoberta durante escavações no Templo de Buto, na área de Tell el-Faraeen, na governadoria de Kafr El-Sheikh. Lá, astrônomos antigos rastreavam os movimentos do Sol e das estrelas, algo crucial na vida dos antigos egípcios.

Arquitetura sofisticada

Construído em tijolos de barro, o observatório impressiona pela sofisticação da arquitetura e pela habilidade dos egípcios em acompanhar os movimentos celestiais e medir o tempo. Com uma área de 850 metros quadrados, a estrutura é composta por blocos de calcário dispostos em orientações verticais e horizontais, projetados para monitorar a inclinação do Sol e registrar seu trajeto diário.

Entre os itens encontrados no local está um relógio solar inclinado, um dos principais instrumentos de medição de tempo utilizados pelos antigos egípcios. Este dispositivo, junto com outras ferramentas descobertas, destaca a engenhosidade dos egípcios na determinação do calendário solar e na marcação de datas importantes. A descoberta traz informações sobre as técnicas astronômicas que eram utilizadas a partir de ferramentas simples.

Inscrições em uma plataforma de pedra dentro de uma sala circular do observatório mostram visões astronômicas do nascer e pôr do sol ao longo das três estações do ano, sugerindo que o observatório tinha um papel vital na sincronização do calendário egípcio com os ciclos celestiais. Isso destaca como os egípcios antigos determinavam o calendário solar e os momentos de rituais religiosos e eventos oficiais, como a coroação de reis e o calendário agrícola.

O sítio arqueológico também revelou uma série de artefatos religiosos e culturais. Entre eles, estão uma estátua de granito cinza da época do faraó Wah Ib Ra, uma figura de bronze de Osíris com uma serpente, uma estátua de terracota e um colar da deusa Vênus Minnet.

Fontes
Ancient Origins e Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito
Imagens
Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito/Divulgação