Arqueólogos encontram "quiosque de fast-food" nas ruínas de Pompeia
Arqueólogos encontraram nas ruínas de Pompeia algo que pode ser definido como um "quiosque de fast-food" do Império Romano. Na verdade, o termo exato do achado é termopólio, uma espécie de balcão onde eram vendidos alimentos prontos para o consumo. As refeições, ainda quentes, eram guardadas em grandes jarras de cerâmica chamadas de dólios.
O termopólio foi encontrado no sítio arqueológico conhecido como Região V. A estrutura é decorada com a pintura de uma ninfa do mar (ou "nereida") montada em um cavalo com cauda de dragão. Outra imagem mostra um homem trabalhando no próprio termopólio.
Desde a década de 1960 não eram feitas tantas descobertas na cidade histórica. Os achados são fruto do Projeto Grande Pompeia, que conta com um financiamento de 105 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões) por parte da União Europeia. As escavações no local estão a pleno vapor, com diversos tesouros sendo revelados recentemente, como a “casa do jardim encantado” e pinturas dos mitos de Narciso e de Leda e o Cisne. Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, classifica os trabalhos de escavação como uma “autêntica revolução”.
Pompeia foi devastada pela erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C. O vulcão espalhou cinzas, rochas e vapores vulcânicos pelo ar. Cerca de 20 mil pessoas morreram na tragédia.
Fonte: Observador e Live Science
Imagens: Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação