Inicio

Arqueólogos encontram ruínas e artefatos que remetem a Jesus e Herodes em Jerusalém

Casa de banho usada pela elite judaica e lâmpada com a inscrição “a luz de Cristo brilha para todos” foram descobertas durante escavações
Por History Channel Brasil em 21 de Julho de 2022 às 21:17 HS
Arqueólogos encontram ruínas e artefatos que remetem a Jesus e Herodes em Jerusalém-0

Escavações que antecederam a construção de um elevador público em Jerusalém revelaram diversos tesouros arqueológicos da cidade sagrada. Entre eles, está uma casa de banho usada pela elite no período herodiano (37 a.C - 73 d.C) e artefatos posteriores, como uma lâmpada de cerâmica contendo uma inscrição cristã. Além disso, os pesquisadores também localizaram estruturas construídas por soldados do Império Romano.

Dinastia de Herodes

Segundo os arqueólogos, a casa de banho ritual foi encontrada dentro de uma vila privada típica do período herodiano. As ruínas estão localizadas no topo de um penhasco na “Cidade Alta", área que abrigava as elites de Jerusalém no tempo da dinastia de Herodes. Uma cisterna usada até a destruição do Segundo Templo por Roma (70 d.C) também foi descoberta.

Ao longo da escavação, também foi descoberto o fragmento de uma lâmpada a óleo cerâmica do período bizantino tardio, contendo a inscrição grega "A luz de Cristo brilha para todos". Esta frase pode ter sua origem na cerimônia do Fogo Sagrado, parte das celebrações ortodoxas da Páscoa na Igreja do Santo Sepulcro. Essas lâmpadas a óleo, datadas principalmente dos séculos VI e VII d.C., eram vendidas a peregrinos cristãos.

Os pesquisadores encontraram ainda uma piscina industrial construída por soldados da Décima Legião de Roma que estavam estacionados em Jerusalém após o estabelecimento da colônia romana de “Aelia Capitolina” em 130 d.C. Entre os achados, também estava partes do “Aqueduto Inferior”, que transportava água das Piscinas de Salomão, perto de Belém, até o Monte do Templo em Jerusalém durante o período do Segundo Templo. "A quantidade de canais de água, cisternas e piscinas descobertas na área refletem o papel central desempenhado pelo abastecimento de água de Jerusalém ao longo dos tempos”, disse Oren Gutfeld, da Universidade Hebraica.

Fontes
Universidade Hebraica de Jerusalém
Imagens
Assaf Peretz/Autoridade de Antiguidades de Israel, via Governo de Israel