Arqueólogos encontram tumba secreta de general do Antigo Egito
Durante escavações em Abu Seer, ao sul de Gizé, no Egito, arqueólogos encontraram a tumba secreta de um general. Segundo os pesquisadores, Wah-ib-R Meri-Nate era responsável por recrutar mercenários estrangeiros no século V a.C. A descoberta foi feita por uma equipe do Instituto Checo de Egiptologia da Universidade Charles.
Livro dos Mortos
A tumba mede 14m x 14m e está dividida em vários compartimentos. A cerca de 16 metros de profundidade estava um sarcófago duplo, medindo 2,30 metros de comprimento e 1,98 metros de largura. De acordo com os arqueólogos, o caixão usado para enterrar o general foi danificado por saqueadores no passado.
Junto ao sarcófago, os arqueólogos encontraram textos do Livro dos Mortos. A inscrição descrevia a ressurreição do general e sua viagem na vida após a morte. Além disso, o local também abrigava diversos jarros usados para guardar material usado no processo de mumificação.
Os pesquisadores não localizaram a múmia do general, mas encontraram duas caixas de madeira com 402 estatuetas de barro criadas para servi-lo no além. Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Arqueologia, disse que o design da tumba não tem semelhança com outras do Antigo Egito. Segundo os arqueólogos, a descoberta fornece informações valiosas sobre os ritos funerários do período.