Barco que pode ter naufragado há 700 anos é encontrado intacto no maior lago da Noruega

Com cerca de 360 quilômetros quadrados, o lago Mjøsa é o maior na Noruega. Ao mapear seu leito, pesquisadores encontraram uma embarcação naufragada há cerca de 700 anos, mas que está praticamente intacta. A descoberta foi feita graças ao uso de um sonar de alta resolução.
O naufrágio foi descoberto durante uma exploração que busca detectar enormes quantidades de munições jogadas nele, pois o local é vizinho de uma fábrica de projéteis. Como o local é fonte de água potável para cerca de 100 mil habitantes, pesquisadores querem se certificar de que o material não oferece risco de contaminação.

“Eu esperava que descobríssemos naufrágios enquanto mapeávamos os depósitos de munição, e realmente aconteceu”, explicou Øyvind Ødegård, Pesquisador Sênior em Arqueologia Marinha da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e líder da missão. “Consideramos que a probabilidade estatística de encontrar naufrágios bem preservados era bastante alta”.
As análises indicam que o navio deve ter sido construído entre os anos de 1300 e 1850. Seus destroços foram encontrados a cerca de 400 metros de profundidade por imagens de sonar. O sistema utiliza pulsos sonoros para detectar e medir a área abaixo da superfície da água, o que permitiu revelar que o barco possui 10 metros de comprimento e que, graças a um ambiente de água doce e sem ondas, se mantém em perfeitas condições.