Inicio

Barco que pode ter naufragado há 700 anos é encontrado intacto no maior lago da Noruega

Embarcação está em excelente estado de conservação sob as águas, como se estivesse congelada no tempo
Por History Channel Brasil em 23 de Dezembro de 2022 às 09:15 HS
Barco que pode ter naufragado há 700 anos é encontrado intacto no maior lago da Noruega-0

Com cerca de 360 quilômetros quadrados, o lago Mjøsa é o maior na Noruega. Ao mapear seu leito, pesquisadores encontraram uma embarcação naufragada há cerca de 700 anos, mas que está praticamente intacta. A descoberta foi feita graças ao uso de um sonar de alta resolução.

O naufrágio foi descoberto durante uma exploração que busca detectar enormes quantidades de munições jogadas nele, pois o local é vizinho de uma fábrica de projéteis. Como o local é fonte de água potável para cerca de 100 mil habitantes, pesquisadores querem se certificar de que o material não oferece risco de contaminação.

Munições encontradas durante a excursão

“Eu esperava que descobríssemos naufrágios enquanto mapeávamos os depósitos de munição, e realmente aconteceu”, explicou Øyvind Ødegård, Pesquisador Sênior em Arqueologia Marinha da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e líder da missão. “Consideramos que a probabilidade estatística de encontrar naufrágios bem preservados era bastante alta”.

As análises indicam que o navio deve ter sido construído entre os anos de 1300 e 1850. Seus destroços foram encontrados a cerca de 400 metros de profundidade por imagens de sonar. O sistema utiliza pulsos sonoros para detectar e medir a área abaixo da superfície da água, o que permitiu revelar que o barco possui 10 metros de comprimento e que, graças a um ambiente de água doce e sem ondas, se mantém em perfeitas condições.  

Fontes
FAYERWAYER.COM
Imagens
ISTOCK / Departamento DE PESQUISA DE DEFESA da Noruega