Beleza põe mesa?
Muitas pesquisas científicas e comportamentais mostram o quanto a aparência pode enganar: pessoas bonitas podem se dar bem, mesmo sem merecer.
Beleza põe mesa? Várias pesquisas parecem mostrar que sim. Tendemos a ser mais benevolentes ou a valorizar mais as pessoas com uma boa aparência, principalmente quando o assunto é trabalho. Vamos a algumas pesquisas.
Daniel Hamermesh, especialista em comportamento humano, da Universidade do Texas, cita o “efeito auréola”: tendemos a achar pessoas bonitas mais comprometidas e inteligentes. Isso, segundo Daniel, gera coisas do tipo: pessoas bonitas ganham mais.
Um estudo chancelado pela Associação Americana de Psicologia mostrou que homens deram notas maiores para provas feitas por mulheres que consideraram atraente ao verem uma foto e acharem que a tal mulher fez o trabalho.
Em 2013 um estudo da Universidade College de Londres sugeriu que homens com mais testosterona circulando no corpo tinham rostos mais largos e estruturados. Isso, segundo a percepção das pessoas consultadas, passava a ideia de que esses homens tinham personalidade mais forte e eram mais focados. Ha vários outros estudos, até com presidiários: os ranqueados menos confiáveis por meio de análise de seus rostos eram os que mais foram condenados à prisão perpétua, por exemplo.
Uma coisa é importante ter em mente, no entanto, aparências realmente enganam.
Fonte: iflscience.com
Imagem: Denis Makarenko/Shutterstock.com