Belgas querem fazer cerveja a partir do xixi humano
Se na Bíblia Jesus transformou água em vinho, cientistas belgas esperam usar água e fertilizantes em cerveja. Detalhe: tudo vindo do xixi.
Enquanto na Bíblia a água foi transformada em vinho, cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica (onde mais?) querem transformar urina em cerveja. Eles desenvolveram uma máquina capaz de extrair água pura e nutrientes da urina. Com esses ingredientes, esperam fazer cerveja.
A máquina, que é movida a energia solar, foi testada num festival de música na Bélgica e conseguiu extrair mil litros de água potável da urina de frequentadores - que obviamente beberam muita cerveja.
A engenhoca coleta a urina num grande tanque e ali é aquecida, passando por uma membrana capaz de separar a água de demais componentes que existem no xixi como potássio, nitrogênio e fósforo. Todo o material (a água mais os nutrientes) será agora usado para fabricar a bebida preferida dos belgas.
Os cientistas até apresentaram uma garrafinha da cerveja ainda fictícia que, para eles, poderia ser chamada de “Sewer to Brewer” (do esgoto à destilaria). Sebastiaan Derese, um dos líderes da pesquisa, disse que espera levar a máquina a comunidades rurais dos países menos favorecidas, onde há escassez de água e fertilizantes.
Fontes: Daily Telegraph, Universidade de Ghent, Daily Mail
Imagem: Natalya Okorokova/Shutterstock.com