Broche medieval com inscrições sobrenaturais é encontrado na Inglaterra
Usando um detector de metais, um caçador de tesouros amador encontrou uma relíquia medieval no condado de Wiltshire, na Inglaterra. Trata-se de um broche de ouro que pode ter sido produzido entre os anos 1150 e 1400. Na peça, pesquisadores encontraram inscrições "sobrenaturais" em latim e hebraico.
Mágica e religião
Acredita-se que o broche era uma espécie de amuleto. As inscrições contidas na peça teriam como objetivo oferecer proteção espiritual a quem a usasse. A frase em latim diz "Ave Maria cheia de graça o senhor/ é convosco/ bendita sois vós entre as mulheres/ e bendito é o fruto do vosso ventre. Amém."
Já as iniciais "AGLA" representam palavras hebraicas que significam "Tu és poderoso para sempre, ó Senhor". Richard Kieckhefer, professor de estudos religiosos da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, disse ao site Live Science que essa frase "figurava proeminentemente na magia medieval". Segundo ele, a mistura de significados religiosos e mágicos era proposital e tinha a intenção de dar ao broche poderes especiais.
Catherine Rider, professora de história medieval da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acrescentou que usar artefatos com citações bíblicas era uma forma de se proteger contra a má sorte. Segundo ela, as pessoas acreditavam que esses objetos serviriam para evitar o fogo, morte súbita ou forças sobrenaturais, como demônios. Devido ao tamanho do broche e a menção à Virgem Maria, a pessoa que o usava pode ter sido uma mulher, sugerem os especialistas.