Capacetes usados em batalha histórica grega são encontrados em ruínas de 2500 anos
Arqueólogos fizeram uma grande descoberta durante escavações no sul da Itália. Os pesquisadores se depararam com restos de um templo nas ruínas da antiga cidade grega de Velia. No local, também foram encontrados dois capacetes de metal que teriam sido usados durante uma batalha naval histórica.
Batalha de Alália
Os pesquisadores acreditam que os capacetes tenham pertencido a guerreiros derrotados na Batalha de Alália, no século VI a.C. Essa luta foi travada na costa da Córsega entre gregos e a aliança cartaginesa-etrusca. A frota púnica-etrusca de 120 navios foi derrotada pela força naval dos gregos no Mediterrâneo Ocidental e na colônia vizinha de Alália (chamada agora de Aléria).
As escavações também revelaram ruínas das paredes de um templo e vasos contendo a inscrição grega “sagrado”. Fundada em 545 a.C, Velia fazia parte da Magna Grécia, que incluía as áreas costeiras do sul da Itália colonizadas pelos gregos. As relíquias foram descobertas no que teria sido a acrópole, ou parte superior, da antiga colônia grega.
Massimo Osanna, Diretor Geral dos Museus da Itália, disse que os vasos encontrados possivelmente eram oferendas feitas em honra de Atena, a deusa grega da guerra e da sabedoria. As relíquias teriam sido depositadas no local como agradecimento após a vitória na Batalha de Alália.