Casal britânico encontra tesouro avaliado em R$ 1,5 milhão enquanto reformava a cozinha
Um casal britânico tirou a sorte grande enquanto reformava a cozinha da casa onde mora, em Ellerby, no nordeste da Inglaterra. Sob o piso, eles encontraram mais de 260 moedas de ouro cunhadas entre os anos 1610 e 1727. O tesouro está avaliado em £ 250 mil (cerca de R$ 1,5 milhão).
Moedas serão leiloadas
Durante a reforma, o casal pensou que havia atingido um cabo elétrico enquanto cavava sob o piso de concreto. Mas, na verdade, o que eles acertaram foi um recipiente cheio de moedas valiosas até a borda. Os sortudos, que preferem permanecer anônimos, levaram o tesouro até a casa de leilões Spink & Son, que irá leiloar as peças em outubro.
A fascinating find is coming up for sale at #spinkauctions and will be one of the highlights of the Autumn Season! https://t.co/ZOY4C0343B#numismatics #goldcoins #auction
— Spink & Son (@SpinkandSon) August 31, 2022
De acordo com as leis britânicas, moedas podem ser declaradas tesouro e se tornar propriedade da coroa se duas ou mais forem encontradas juntas e tiverem pelo menos 300 anos. Como a moeda mais nova tinha apenas 292 anos quando o casal a encontrou, toda a coleção foi considerada como tendo menos de três séculos. Assim, eles foram autorizados a vender o tesouro.
"Esta descoberta de mais de 260 moedas é também uma das maiores no registro arqueológico da Grã-Bretanha", disse Gregory Edmund, leiloeiro da Spink & Son. De acordo com a casa de leilões, as moedas quase certamente pertenciam originalmente ao casal Joseph e Sarah Fernley-Maisters, um rico casal que se casou em 1694. Provavelmente desconfiados do Banco da Inglaterra, eles enterraram o tesouro em casa. O que não se sabe é por que eles nunca o recuperaram.