Inicio

Centrália: a cidade fantasma dos Estados Unidos que queima desde 1962

Local teve que ser evacuado devido a um incêndio devastador que só deve ser extinguido daqui a 250 anos
Por History Channel Brasil em 04 de Julho de 2024 às 13:05 HS
Centrália: a cidade fantasma dos Estados Unidos que queima desde 1962-0

A localidade de Centrália, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, é palco de um incêndio que já dura mais de 60 anos e que só deve se apagar daqui a mais de dois séculos. As chamas começaram com a queima de lixo em um em uma mina de carvão desativada convertida em aterro sanitário. O fogo se espalhou para túneis subterrâneos e as tentativas de extingui-lo fracassaram, levando o local a se tornar uma cidade fantasma.

Gases tóxicos

Diversas tentativas foram feitas para apagar o incêndio, incluindo inundações e escavações, mas todas se mostraram ineficazes. A complexidade da rede de túneis e o custo exorbitante para extinguir o fogo tornaram as operações de controle inviáveis. Nos anos 1980, os níveis de gases tóxicos e a iminente ameaça de colapsos do solo levaram à evacuação dos residentes. A maioria dos habitantes foi relocada com compensações financeiras do governo. 

Centrália
Centrália se transformou em uma cidade fantasma

Em 1992, a Pensilvânia ordenou a evacuação dos últimos habitantes e condenou todos os edifícios de Centrália, eliminando até mesmo o código postal da cidade. Sete moradores conseguiram permanecer por ordem judicial, mas estão proibidos de vender ou transferir suas propriedades. Atualmente, poucas estruturas restaram na cidade, pois a maioria das construções foi demolida. 

Com o passar dos anos, o solo da cidade ficou cada vez mais quente, atingindo temperaturas acima de 480° C em alguns pontos. Apesar dos perigos, a cidade atrai turistas mesmo que a estrada para o local tenha sido bloqueada para evitar a presença de curiosos. Algumas áreas são marcadas por rachaduras no solo de onde sai fumaça. 

Centrália
Estrada para Centrália

A situação de Centralia inspirou obras de ficção, incluindo o filme e o jogo "Silent Hill", que retratam cidades assombradas e abandonadas. Especialistas acreditam que o incêndio pode continuar queimando por mais 250 anos, devido à vasta quantidade de carvão ainda disponível no subsolo.

Fontes
History.com
Imagens
istock