China pode ter descoberto a América 71 anos antes de Colombo
De acordo com a história oficial, Cristóvão Colombo descobriu a América em 12 de outubro de 1492. Mas, há cerca de 20 anos, uma nova teoria foi levantada: o continente pode ter sido encontrado pela China anos antes da viagem do navegador genovês. De acordo com essa hipótese, dois almirantes conhecidos como Zhou Man e Hong Bao, teriam chegado ao Novo Mundo em 1421.
Grande navegador chinês
A teoria sobre a suposta descoberta chinesa se popularizou por meio de dois livros escritos no começo dos anos 2000 pelo ex-comandante da Marinha britânica Gavin Menzies. Segundo o autor, frotas comandadas pelos dois almirantes navegaram da África até a foz do Rio Orinoco, na atual Venezuela, descendo depois por toda a costa do continente até o do Estreito de Magalhães, ao sul da América do Sul. Eles teriam sido treinados e liderados pelo eunuco muçulmano Zheng He, grande navegador chinês daquela época.
Segundo Menzies, os navios liderados por Zheng He também teriam cruzado o Cabo da Boa Esperança antes de Bartolomeu Dias, passado por Cabo Verde, na África, pelas ilhas dos Açores, pelas Bahamas e pelas Falklands. Ao longo das outras viagens daquele mesmo período, os navegadores chineses também teriam pisado no que hoje é a Austrália 350 anos antes da expedição britânica liderada pelo capitão James Cook.
Menzies (que morreu em 2020) dizia que sua polêmica tese foi formulada tendo como base supostos documentos históricos, como reproduções de mapas chineses do início do século XV. Historiadores criticaram duramente seus livros, apontando que a metodologia do autor seria frágil. Apesar disso, alguns especialistas afirmam que mesmo que os chineses não tenham navegado pela costa americana antes de Colombo, eles teriam condições tecnológicas para realizar esse feito na época.