Cidade do Império Romano com “construções monumentais” é encontrada na Espanha
Pesquisadores da Universidade de Zaragoza encontraram as ruínas de uma grande cidade do Império Romano nas proximidades do sítio arqueológico de El Forau de la Tuta, em Artieda, na Espanha. De acordo com os arqueólogos, o assentamento, cujo nome ainda é desconhecido, abrigava construções de imensas proporções. Acredita-se que as edificações tenham sido erguidas entre os séculos I e II.
Rota de passagem
Usando radares de penetração no solo e imagens aéreas, os pesquisadores localizaram ruas, calçadas, saídas de esgoto rudimentares de cimento, uma mão de mármore de um suposto monumento e até a sala de recepção de uma estação termal. O local está repleto de mosaicos preservados sob um teto de arenito desmoronado.
Descubierta una desconocida ciudad romana con “edificios de proporciones monumentales” en el Forau de la Tuta. al pie de los Pirineos.
— Arquitectura Viva (@arquitect_viva) July 11, 2022
El complejo urbano, datado entre los siglos I y II, contaba con termas, abastecimiento de agua, cloacas, un templo…https://t.co/Cs0ijtuMUn pic.twitter.com/OXSeGPBn9g
A cidade romana possivelmente servia como rota de passagem entre o Império Romano e as províncias mediterrâneas. Estruturas como templos, banhos e até um refinado sistema de esgoto sugerem que o local era um importante enclave estratégico. No entanto, apesar de sua clara importância, seu nome original é desconhecido e não se sabe por que não há mais referências a ele.
Os pesquisadores também descobriram que o local foi ocupado em períodos posteriores. Segundo eles, uma vila medieval construída sobre as ruínas romanas floresceu entre os séculos IX e XIII. Silos circulares e uma extensa necrópole cristã dessa época foram identificados pelos arqueólogos.