A cidade do Rio de Janeiro já foi sequestrada e a população teve que pagar o resgate
Por Thiago Gomide do Tá na História
Parceria HISTORY e Tá Na História
O corsário René Duguay-Trouin era louco pelas riquezas do Brasil. O ouro era o produto da vez, aquele que atraia a cobiça estrangeira.
Rapaz super ambicioso, ele liderou uma tropa que invadiu a Baía de Guanabara no dia 12 de setembro de 1711.
Estava uma neblina danada e quando os portugueses perceberam aquele montão de navios, em fileira, era tarde. E pior: a defesa portuguesa foi ridícula.
O que rolou? Canhão não funcionou, soldados mal localizados, soldados fugindo, os 4 navios portugueses de guerra encalharam...
Mesmo com essa derrapada geral, o governador do Rio de Janeiro deu de machão no começo e falou que resistiria até a morte.
Parece loucura essa história? Quer saber os detalhes e conhecer os personagens? Aperta o play.
Quando o governador viu que a parada tava feia, pediu ajuda pra tropas portuguesas que estavam em outras partes do país.
Ao mesmo tempo em que bancava o corajoso, o governador Francisco de Moraes de Castro pediu pra sua turma reunir o que tivesse de ouro e se mandar pro interior.
A população, nada trouxa, fez o mesmo.
Um Rio de Janeiro vazio e sem ouro foi invadido e sequestrado por Trouin.
A negociação para libertação da cidade é mais um atrativo desse episódio.
Como o governador e o corsário chegaram a um acordo? O vídeo responde. A saída foi inacreditável, posso garantir.
**
Tem alguma história incrível e quer me contar? [email protected]
Não deixe de se inscrever no canal no youtube. Sua curtida ajuda e muito o projeto.
Até semana que vem.
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.