"Cidade secreta" da Guerra Fria é descoberta sob o gelo da Groenlândia
A NASA anunciou que um de seus radares detectou uma grande estrutura oculta sob o gelo e a neve da Groenlândia. Uma investigação posterior revelou que o que haviam encontrado era nada menos que uma antiga base militar dos Estados Unidos. A unidade foi construída durante a Guerra Fria e acabou soterrada pelas condições extremas do clima ártico.
"Cidade sob o gelo"
A descoberta foi feita por acaso, enquanto uma equipe de engenheiros e cientistas sobrevoava a Groenlândia para testar a eficácia do radar UAVSAR, que tem a capacidade de gerar mapas com maior dimensionalidade em comparação aos radares comuns. Os cientistas ficaram surpresos ao ver o que o radar havia identificado: uma base esquecida que agora também é chamada de "a cidade sob o gelo".
A base militar, chamada Camp Century, foi construída em 1959 pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, que escavou uma rede de túneis dentro da camada de gelo mais próxima da superfície. A edificação foi abandonada apenas oito anos após sua construção, e, com o passar dos anos, as estruturas desapareceram sob o gelo e a neve. Hoje, ela está localizada a pelo menos 30 metros abaixo da superfície.
"Estávamos procurando o leito do gelo e, de repente, surge o Camp Century", disse Alex Gardner, cientista criosférico do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, que ajudou a liderar o projeto. "No início, não sabíamos o que era", afirmou. "Nos novos dados, estruturas individuais da cidade secreta são visíveis de uma forma que nunca haviam sido vistas antes", completou Chad Greene, também pesquisador do JPL.