Cientistas criam espelho que prevê quando ficaremos doentes
O Instituto Tecnológico de Massachussets desenvolveu um tipo de espelho mágico que permite prever o futuro. Claro que não se trata de magia, mas de uma notável fusão entre ciência e tecnologia, voltada para a saúde. O aparelho, chamado Wize Mirror, é igual ao espelho no qual nos olhamos, mas, em vez de apenas refletir nossa imagem, ele é capaz de predizer quando e do que iremos adoecer.
Trata-se de um sistema composto por câmeras capazes de operar em diferentes comprimentos de onda, escâneres 3D e sensores de gases para analisar o ar que exalamos e a cor, fisionomia e índice de gordura no corpo, em busca de sintomas de doenças. As câmeras, de amplo espectro, detectam o pulso, a frequência respiratória e os níveis de hemoglobina, enquanto os sensores de gases analisam as mudanças em nível químico. Dessa forma, o Wize Mirror obtém todos os dados possíveis e os examina em um minuto, de modo a advertir sobre anomalias ou dar conselhos sobre a saúde.
Seu desenvolvimento foi coordenado pelo Conselho Superior de Pesquisas da Itália e conta com verbas de sete países europeus. Ano que vem, serão realizados os primeiros testes clínicos reais na França e na Itália. Se as medições do espelho coincidirem com as feitas pelos aparelhos médicos, o Wize Mirror se transformará em um produto comercial e, talvez, em alguns anos, todos tenham um espelho mágico em casa para cuidar da saúde.
Fonte: Gizmodo
Crédito da foto: Niels Hariot/Shutterstock