Com 8.600 anos, pão mais antigo do mundo é encontrado na Turquia
Durante escavações na Turquia, pesquisadores encontraram o pão mais antigo do mundo. Os arqueólogos estimam que o alimento seja datado do ano 6.600 a.C. A descoberta aconteceu no sítio arqueológico de Çatalhöyük, considerado um dos primeiros locais de urbanização da história.
Pão fermentado
Enquanto escavavam o local, os pesquisadores se depararam com restos de habitações e um forno em grande parte destruído. Ao redor do forno, os arqueólogos encontraram trigo, cevada, sementes de ervilha e um resíduo “esponjoso” do tamanho da palma da mão. As análises determinaram que o resíduo orgânico era pão fermentado, cru, de 8.600 anos.
“Podemos dizer que este achado em Çatalhöyük é o pão mais antigo do mundo", disse o arqueólogo Ali Umut Türkcan, que liderou as escavações. “É uma versão menor de um pão de forma. Tem uma marca de dedo pressionada no centro, não foi assado, mas foi fermentado e sobrevive até hoje com os amidos dentro. Não há nenhum exemplo semelhante de uma descoberta assim até o momento”, completou.
O sítio arqueológico de Çatalhöyük, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, foi lar de aproximadamente 8 mil pessoas durante o período Neolítico, entre os anos 10.000 a.C. e 2.000 a.C., aproximadamente. Escavações no local revelaram estruturas habitacionais, pinturas, murais e relevos. Segundo a UNESCO, trata-se do “assentamento humano mais significativo que documenta a vida agrícola de uma comunidade neolítica