Inicio

Pintura da "pizza mais antiga do mundo" é encontrada nas ruínas de Pompeia

Imagem de 2 mil anos foi descoberta na parede de uma casa na cidade destruída pelo vulcão Vesúvio
Por History Channel Brasil em 30 de Junho de 2023 às 12:08 HS
Pintura da "pizza mais antiga do mundo" é encontrada nas ruínas de Pompeia-0

Pesquisadores encontraram nas ruínas de Pompeia uma pintura que retrata uma espécie de prato antepassado da pizza. A imagem, que tem aproximadamente dois mil anos, foi descoberta na parede de uma casa durante escavações arqueológicas. A cidade foi destruída pela famosa erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. 

Molho pesto

De acordo com os pesquisadores, o prato não pode ser considerado uma pizza de verdade pois faltam alguns ingredientes característicos, como tomate e mussarela. Segundo os arqueólogos do Parque Arqueológico de Pompeia, ao lado de uma taça de vinho, colocada em uma bandeja de prata, está representada uma focaccia plana que serve de suporte para várias frutas (identificáveis como uma romã e possivelmente uma tâmara), temperada com especiarias ou talvez um tipo de molho pesto (moretum em latim). Além disso, também estão presentes na mesma bandeja frutas secas e uma coroa de murtas amarelas (um tipo de planta), ao lado de tâmaras e romãs.

Pintura da "pizza mais antiga do mundo"

Esse tipo de imagem, conhecido na antiguidade como xenia, era inspirado nos "presentes hospitaleiros" oferecidos aos convidados de acordo com uma tradição grega que remonta ao período helenístico (séculos III a I a.C.). Cerca de trezentas dessas representações foram encontradas nas ruínas de Pompeia e Herculano (cidade que também foi destruída pelo Vesúvio). A partir de um trecho da Eneida de Virgílio (livro VII, v. 128 ss.), pode-se deduzir que frutas e outros produtos dos campos eram colocados sobre pães que serviam de "mesas".

"Além da identificação precisa dos alimentos representados, encontramos nesse afresco alguns temas da tradição helenística, posteriormente elaborados por autores da época romana-imperial, como Virgílio, Marcial e Filóstrato", disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia. "Penso no contraste entre uma refeição frugal e simples, que remete a uma esfera bucólica e sagrada, de um lado, e o luxo das bandejas de prata e a refinada representação artística e literária, de outro. Como não pensar, nesse sentido, na pizza, também ela originada como um prato 'pobre' no sul da Itália, que conquistou o mundo e é servida até mesmo em restaurantes renomados", completou.

Fontes
Parque Arqueológico de Pompeia
Imagens
Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação