Conheça 4 curiosidades surpreendentes sobre o ano bissexto
A Terra leva 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para girar em torno do Sol. Portanto, a cada quatro anos, um dia é adicionado ao mês de fevereiro para manter o calendário e os relógios sincronizados com as quatro estações. Esse quarto ano é chamado ano bissexto. Confira quatro curiosidades que envolvem os anos cujo calendário apresentam o dia 29 de fevereiro:
1 - No século I a.C., por ordem de Júlio César, que governava Roma, os astrônomos criaram o calendário de 365 dias com um dia adicional a cada certo número de anos para incorporar as horas acumuladas adicionais. Anteriormente, o calendário tinha 355 dias, com um mês adicional de 22 dias a cada dois anos, o que causava uma falta de sincronia com as estações. Assim nasceu o ano bissexto.
2 - Em 2008, uma professora do ensino médio de Maryland, nos Estados Unidos, lançou uma campanha chamada "Revolução para não trabalhar no dia bissexto". Em outras ocasiões, também foram realizadas campanhas na Europa e nos EUA para que se troque o dia de trabalho por atividades comunitárias ou de caridade em 29 de fevereiro. Embora as propostas tenham angariado a simpatia de muitos trabalhadores, essas demandas não foram atendidas.
3 - Segundo uma lenda irlandesa, St. Patrick emitiu um decreto concedendo às mulheres o direito de propor casamento aos homens a cada ano bissexto. Já na Grécia, os casais evitavam se casar no ano bissexto, porque acreditava-se que isso traria má sorte no futuro.
4- A cidade de Anthony, no Texas, proclamou-se a capital mundial do ano bissexto. Todo ano bissexto, eles realizam um festival de quatro dias que inclui um enorme jantar de aniversário para os nascidos em 29 de fevereiro, que atualmente representam 4,1 milhões de pessoas no mundo.
Fonte: BBC
Imagem: Shutterstock.com