Conheça Sealand, o menor país do mundo!
O menor país do mundo, Sealand, conta, em toda sua extensão, com 22 habitantes espalhados pelo seu território de 1 quilômetro e meio. E a história seria assim curta se não fosse tão rica em detalhes excêntricos. O pequeno país nasceu como uma plataforma militar britânica localizada em um forte a 10 quilômetros da costa inglesa, construída para defender o Reino Unido dos ataques marítimos nazistas durante a Segunda Guerra. Anos depois de terminada a guerra, os habitantes de Sealand, munidos de grande espírito cívico, declararam sua independência da Coroa Inglesa e fundaram um principado em sua mínima pátria.
E se transformaram em um Estado, de fato. Economicamente independente, Sealand tem água potável e seu consumo interno se baseia na pesca. Além disto, os próprios habitantes tratam de importar, em suas viagens pessoais, os outros bens de consumo que necessitam para o cotidiano. O país também tem uma lucrativa atividade: a venda de títulos de nobreza via internet. Como qualquer principado, Sealand pode transformar cidadãos comuns em condes, lordes e ladies por uma quantia em dólar americano, depois convertidos à moeda local: o dólar Sealand. E mais: a terra local vale 33 dólares o metro quadrado.
A pitoresca história de Sealand começou quando Roy Bates, ex-infante da Marinha Real Britânica, levou a mulher e os filhos para conhecer o estranho refúgio durante a noite de Natal de 1966. Meses depois, o antigo rádio amador se autoproclamou príncipe de Sealand e, como ninguém se opôs, ascendeu a Monarca absoluto. O Rei Roy faleceu há dois anos e seu trono foi passado a seu filho e sucessor Michael, que pode ser visto emocionado, cada vez que o hino do principado ecoa no ar.
Aproveite e escute também o Hino de Sealand