Inicio

Fóssil de predador revela o animal mais antigo com “dentes de sabre”

Descoberta muda entendimento sobre evolução de mamíferos e suas origens ancestrais
Por History Channel Brasil em 23 de Dezembro de 2024 às 16:12 HS
Fóssil de predador revela o animal mais antigo com “dentes de sabre”-0

Pesquisadores encontraram na Espanha um fóssil de terapsídeo, parente distante dos mamíferos modernos, que viveu entre 270 e 280 milhões de anos atrás, tornando-o o mais antigo de seu tipo já registrado. O animal, descrito como um predador “vagamente semelhante a um cachorro” com dentes longos e afiados, pertence ao grupo dos gorgonopsianos. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature Communications.

Evolução dos mamíferos

Os fósseis foram encontrados na ilha de Maiorca, que há milhões de anos fazia parte do supercontinente Pangeia. Entre os vestígios recuperados estão partes do crânio, vértebras, costelas e um fêmur bem preservado. “A grande quantidade de ossos encontrados é surpreendente. Quando começamos essa escavação, nunca imaginamos que encontraríamos tantos restos de um animal desse tipo em Maiorca”, afirmou Rafel Matamales, curador do Museu Balear de Ciências Naturais e autor principal do estudo.

Fósseis do terapsídeo
Fósseis do terapsídeo (Imagem: Matamales-Andreu et al, ilustração de Eudald Mujal/SMNS/Divulgação, via EurekAlert)

“Os gorgonopsianos são mais próximos dos mamíferos do que de qualquer outro animal vivo”, explicou Ken Angielczyk, curador de Paleomamologia do Field Museum e coautor do estudo. “Eles não têm descendentes modernos e, embora não sejam nossos ancestrais diretos, estão relacionados às espécies que foram nossos ancestrais diretos”, completou. Segundo os cientistas, os dentes de sabre indicam que o gorgonopsiano era um predador de topo em seu ambiente.

A descoberta também altera a linha do tempo da evolução dos terapsídeos. “Antes da era dos dinossauros, houve uma era de parentes antigos dos mamíferos. Muitos desses parentes tinham uma aparência muito diferente da dos mamíferos modernos”, explicou Angielczyk. “A descoberta desse novo fóssil é mais uma peça do quebra-cabeça de como os mamíferos evoluíram”, concluiu.

Fontes
Museu Field, via EurekAlert
Imagens
Ilustração de © Henry Sutherland Sharpe/Museu Field, via EurekAlert