Tabuleta milenar revela uma linguagem completamente desconhecida
Uma equipe de arqueólogos revelou a descoberta de uma língua totalmente desconhecida. As misteriosas inscrições estão contidas em uma antiga tabuleta de basalto encontrada em 2021 às margens do lago Bashplemi, na República da Geórgia. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Journal of Ancient History and Archaeology.
Significado misterioso
Os pesquisadores dizem que a tabuleta, de tamanho semelhante ao de um livro, data do primeiro milênio antes de Cristo, entre o final da Idade do Bronze e o início da Idade do Ferro. A peça contém 60 símbolos distintos, dos quais 39 são únicos e nunca antes vistos em nenhum outro sistema de escrita antiga conhecido. Os especialistas acreditam que pode se tratar de um inventário de saque militar ou de uma oferenda a uma divindade.
Ancient Tablet Etched With Mysterious Language Found in Georgia https://t.co/6wAuN1q5iW
— ScienceAlert (@ScienceAlert) December 16, 2024
"Embora se saiba que o basalto utilizado na peça é de origem local, seu significado permanece desconhecido, e ainda há um longo caminho a percorrer para decifrá-la. Uma análise comparativa inicial realizada com mais de 20 línguas revelou que os caracteres, que podem pertencer a uma população caucasiana aborígene, além de apresentarem semelhanças com sinais de escrita proto-georgiana e albanesa, também possuem similaridades com caracteres semíticos, brâmanes e ibéricos do norte", escreveram os autores do estudo.
Os traços de escritas caucasianas primitivas, junto com sistemas como o fenício e o proto-sinaítico provenientes do Oriente Médio, indica que a região foi um centro de desenvolvimento de sistemas de escrita. Isso pode sugerir que houve interações entre esses grupos antigos. A tabuleta continuará sendo estudada, pois abre caminho para uma pesquisa mais aprofundada sobre as antigas civilizações do Cáucaso e a emergência da escrita naquela região.