Conheça a tribo misteriosa que levou a roda à Europa
Talvez dois dos elementos mais importantes da história europeia, como a roda e a língua protoindo-europeia (da qual derivaram mais de 400 idiomas), tenham sido levados, há 4.500 anos, por uma tribo desconhecida, que carregava uma linhagem misteriosa.
O estudo, realizado por geneticistas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Adelaide, na Austrália, indica que o protoindo-europeu foi falado pela primeira vez por pastores que viviam nas vastas estepes do norte do Mar Negro há 6 mil anos. A pesquisa genética determinou que houve uma emigração maciça da população da cultura yamna do leste ao centro da Europa há 4.500 anos, levando com eles tecnologias inovadoras, como a roda.
Outra pesquisa, realizada por especialistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, confirma que o protoindo-europeu foi originado há aproximadamente 6 mil anos, data que coincide com a que os povos dessa língua mãe se deslocaram para as estepes. Nessa época, seu idioma foi disseminado e diversificado, dando lugar à grande quantidade de línguas que surgiram nessa região ao longo da história.
Fonte: EuropaPress