Construção mais antiga que as pirâmides do Egito é descoberta no Peru
Antropólogos encontraram uma praça circular megalítica no sítio arqueológico de Callacpuma, na região de Cajamarca, no Peru. Segundo os pesquisadores, a construção é ainda mais antiga do que as pirâmides do Egito. A descoberta é tema de um estudo publicado no periódico Science Advances.
Centro cerimonial
A datação por radiocarbono indica que a construção inicial da praça megalítica remonta a cerca de 4750 anos atrás, durante o período Pré-cerâmico Tardio. Esta descoberta a coloca como um dos primeiros exemplos desse tipo de arquitetura na América. "Esta estrutura foi construída aproximadamente 100 anos antes das grandes pirâmides do Egito e, aproximadamente, ao mesmo tempo que Stonehenge", afirmou Jason Toohey, professor da Universidade de Wyoming e líder do estudo.
A praça circular megalítica em Callacpuma é única na região dos Andes sul-americanos, com cerca de 20 metros de diâmetro. Segundo os pesquisadores, ela é delineada por dois muros concêntricos, construídos com enormes pedras dispostas verticalmente.
É possível que a praça tenha desempenhado um papel central como local de encontro e cenário para cerimônias entre as primeiras comunidades que habitavam o vale de Cajamarca. Esses habitantes levavam um estilo de vida centrado na caça, coleta e uma incipiente forma de agricultura. Os pesquisadores sugerem que provavelmente utilizaram este espaço para realizar rituais e cerimônias importantes em sua vida diária.