Descoberta de objeto misterioso intriga pesquisadores na Inglaterra
Usando um detector de metais, um caçador de tesouros encontrou um misterioso objeto em Norfolk, na Inglaterra. Segundo pesquisadores, o pequeno artefato feito de prata dourada tem origem anglo-saxônica e data de um período entre o final do século VIII e início do IX. Mas os especialistas ainda não sabem do que se trata a peça.
"Verdadeiro olhar para a beleza"
Semelhante a uma tampa, o objeto tem um topo plano e circular e lados curtos e retos formando um cilindro oco e raso. O artefato, que mede apenas 19,4 mm, parece representar um cavalo em uma de suas faces. “É um objeto misterioso que não se sabe do que se trata. Mas foi feito por alguém com um verdadeiro olhar para a beleza", disse a historiadora Helen Geake, funcionária do condado de Norfolk, em entrevista à BBC.
Segundo Geake, o artefato não se assemelha a nada registrado na época em que foi confeccionado. No entanto, suas ornamentações lembram dois famosos evangelhos medievais da mesma época. Quanto ao uso prático, a historiadora sugeriu que o artefato poderia ter decorado o cabo de um cajado.
Acredita-se que o artesão que produziu o objeto tenha misturado mercúrio, importado da Espanha, com ouro em pó para destacar o desenho do animal. “É tão pequeno e, no entanto, foi criado com o mesmo cuidado que uma Bíblia ou uma joia”, afirmou Geake.