Inicio

Precioso tesouro da Idade do Bronze é encontrado no País de Gales

Anel para prender o cabelo foi descoberto por um caçador de tesouros amador com a ajuda de um detector de metais
Por History Channel Brasil em 12 de Janeiro de 2024 às 16:05 HS
Precioso tesouro da Idade do Bronze é encontrado no País de Gales-0

Um artefato da Idade do Bronze foi encontrado por um caçador de tesouros amador com a ajuda de um detector de metais no País de Gales. A peça foi descoberta por Mark Hackman enquanto ele vasculhava o solo de terras aráveis na comunidade de Michaelstone-y-Fedw. O objeto foi declarado como um tesouro nacional pelas autoridades do país.

Anel de cabelo

Segundo o Museu Nacional do País de Gales, em Cardiff, a peça é um anel penanular. A análise metalúrgica confirmou que o artefato é decorado com folha de ouro e uma incrustação de tira de electrum (uma liga natural de ouro e prata) em espiral. Com apenas 2,3 cm de diâmetro e quase completo, uma ruptura próxima a uma das extremidades terminais revela seu núcleo de liga de cobre.

Joias como essa são comumente chamados de “anéis de cabelo” devido ao seu provável uso como adorno para o cabelo, embora seja possível que também pudessem decorar orelha ou nariz. Ocasionalmente encontradas acompanhando restos humanos, elas datam em sua maioria da Idade do Bronze Tardia (1150-800 a.C.) e costumam ser descobertas na Grã-Bretanha, Irlanda e partes da Bélgica e França. 

“Embora pese menos de cinco gramas, a arte e o cuidado dispensados à criação deste pequeno anel penanular não podem ser subestimados. Uma tira de electrum foi cuidadosamente enrolada e fundida com folha de ouro, criando uma folha de metal precioso tão grossa quanto um pedaço de papel. A maneira como essas listras refletiam a luz do sol ou do fogo deve ter sido fascinante, talvez ajudando a marcar o status de seu usuário, que viveu nesta parte de Newport, há cerca de três mil anos”, disse Chris Griffiths, pesquisador do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Reading, na Inglaterra.

Fontes
Museu Nacional do País de Gales
Imagens
Museu Nacional do País de Gales/Divulgação