Descoberta de restos de animais da Era do Gelo na Inglaterra surpreende pesquisadores
Pesquisadores se surpreenderam ao encontrar os restos de animais da Era do Gelo em uma caverna no condado de Devon, na Inglaterra. No local, havia ossos fossilizados de mamute, rinoceronte, lobo, hiena, entre outros. A descoberta foi feita durante as obras de construção de uma cidade planejada.
Megafauna da Era do Gelo
Acredita-se que esses exemplares da megafauna (grandes animais extintos) tenham vivido na última Era do Gelo, que aconteceu entre cerca de 30 mil e 60 mil anos atrás. Os pesquisadores encontraram os restos parciais de um mamute lanudo e de um rinoceronte lanudo, juntamente com um esqueleto de lobo praticamente completo. Além disso, foram identificados restos parciais de hiena, cavalo, rena, lebre da montanha e raposa vermelha.
Rob Bourn, arqueólogo responsável pela escavação, classificou a descoberta como uma "experiência única". "Encontrar tal variedade de artefatos intocados por tanto tempo é uma ocorrência rara e especial. Igualmente rara é a presença de animais individuais completos ou semi-completos", disse.
Depois de serem analisados, os ossos devem ser expostos em um novo museu da região. "Estamos ansiosos para chegar ao estágio em que essas descobertas possam ser compartilhadas e exibidas, para que todos possam descobrir mais sobre nosso passado distante”, completou Bourn.