Descoberta incrível confirma que incas eram especialistas em engenharia hidráulica
Após dois anos de pesquisa, arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente na Zona Monumental Arqueológica de Huánuco Pampa, no Peru. Trata-se de um complexo sistema de canais que demonstra que os incas não eram apenas especialistas em arquitetura, mas também em engenharia hidráulica.
Sistema de canais
O sistema de canais de origem incaica, descoberto na região de alta montanha, transportava água de uma nascente localizada a uma distância de 1,5 a 2 quilômetros para cada um dos recintos ou quartos que compunham uma residência. Segundo o arqueólogo Luis Enrique Paredes Sánchez, responsável pelo Projeto Huánuco Pampa e diretor da equipe de escavação, na disposição das "kanchas" (estruturas pequenas de formato retangular em torno de um pátio), cada construção tinha uma função específica.
De acordo com Paredes Sánchez, ficou claro que a água era essencial para diversas atividades, pois um desses espaços era usado para preparar alimentos, outro para o consumo dos alimentos e um terceiro para o armazenamento de mantimentos. No mesmo complexo, havia outro espaço exclusivamente reservado para a residência. Para chegar a esse local, era preciso atravessar uma série de seis portais, todos no estilo trapezoidal e perfeitamente alinhados, como destacou o arqueólogo.
Paredes Sánchez explicou que a estrutura hidráulica tem em média 2 metros de profundidade e é construída com pedras finamente talhadas. É composta por dois compartimentos assimétricos, aos quais se tem acesso por uma entrada lateral com cinco degraus. Huánuco Pampa era um importante centro administrativo e religioso dos incas, situado entre Quito e Cusco.