Descobertas 250 tumbas do Egito Antigo esculpidas na lateral de uma montanha
Uma equipe de arqueólogos encontrou aproximadamente 250 tumbas de antigos nobres e funcionários de alto escalão do Egito Antigo durante escavações na necrópole de Al-Hamidiyah, na província de Sohag. De acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades egípcio, os túmulos estavam escavados na parte lateral de uma montanha. Acredita-se que eles pertenceriam a líderes da antiga cidade de Akhmim, que foi um importante centro administrativo do período.
Tumbas do Império Antigo e era Ptolomaica
"Essas tumbas datam do fim do Império Antigo (3100 aC-2125 aC) até o final da era Ptolomaica (309 a.C.- 30 a.C.)", disse Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades. Além disso, o especialista contou que um dos túmulos tem porta falsa, e que durante as escavações também foram encontradas várias peças, como vasos de cerâmica e outros artefatos funerários.
Entre os artefatos encontrados, encontram-se vestígios de placas de calcário com inscrições que podem ser os nomes das pessoas sepultadas. Os pesquisadores também localizaram a gravura de um homem fazendo sacrifícios em homenagem aos mortos.
Além disso, os pesquisadores encontraram fragmentos de ânforas do período tardio (664-332 a.C.), ossos humanos e animais e miniaturas votivas. Essas pequenas esculturas teriam sido depositadas como parte de um ritual funerário, afirmou Mohamed Abdel-Badiaa, chefe do Departamento Central de Antiguidades do Alto Egito.
VER MAIS:
- Primeira múmia grávida do Egito é identificada por pesquisadores poloneses
- "Cidade Perdida de Ouro" de 3 mil anos é encontrada no Egito
- "Descoberta do século": tumba da rainha Nefertiti pode ter sido encontrada no Egito
Fontes: El Español e ArtNews
Imagens: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Divulgação