Descoberto o primeiro fóssil de um dinossauro comendo um mamífero
Uma equipe de paleontólogos apresentou uma descoberta extraordinária no Journal of Vertebrate Paleontology: o primeiro fóssil de um dinossauro comendo um mamífero. Segundo o estudo, trata-se de um registro fossilizado datado de 120 milhões de anos, correspondente a um pequeno dinossauro com penas, conhecido como microraptor, que preserva o pé de um animal mamífero dentro de sua caixa torácica.
“É muito raro encontrar exemplos de comida dentro de dinossauros, então cada um deles é realmente importante, pois fornece evidências diretas do que eles estavam comendo”, disse David Hone, da Queen Mary University of London e principal autor do estudo. “Este estudo retrata um momento fascinante no tempo, o primeiro registro de um dinossauro comendo um mamífero, mesmo que não seja tão aterrorizante quanto qualquer coisa no Jurassic Park”, afirmou.
Here's a couple of shots of the foot in situ, it's pretty clear! And here's a blogpost about the paper and how it came to be: https://t.co/ZmeZaWbX4L pic.twitter.com/5H7bnjnywS
— Dr Dave Hone (@Dave_Hone) December 21, 2022
Os microraptores, que tinham o tamanho de um corvo, habitaram as florestas do que hoje é a China entre 125 e 113 milhões de anos atrás. Embora se movessem sobre duas pernas, acredita-se que algumas espécies fossem capazes de voar de árvore em árvore em busca de comida. Uma série de análises revelou que a presa dentro do dinossauro era um mamífero do tamanho de um camundongo que provavelmente vivia no chão e não tinha boas habilidades de escalada.
Estudos sobre dinossauros emplumados indicam que eles comiam criaturas como pássaros, lagartos e peixes. O que ainda permanece um mistério, no entanto, é se as espécies consumidas pelo microraptor eram encontradas mortas ou se o dinossauro as caçava. Pesquisas anteriores indicaram que esse tipo de animal poderia ter sido um predador voraz.