Descobriram passagens subterrâneas ocultas sob templo de mais de 3 mil anos
Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Stanford escavou uma rede de passagens subterrâneas de 3 mil anos, na região de Áncash, nos Andes peruanos. Os túneis estavam ocultos sob o templo Chavín de Huántar, que já funcionou como centro administrativo e religioso da região.
Galeria do Condor
No total, foram descobertas pelo menos 35 passagens que se conectam entre si. Segundo os pesquisadores, todas foram construídas entre o ano de 1200 e 200 antes de Cristo, em uma região localizada a cerca de 450 quilômetros ao sul de Lima, a 3200 metros de altitude.
John Rick, um dos responsáveis pela descoberta, disse que durante as escavações ele conseguiu entrar por uma passagem de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro e descobriu vasilhas antigas. Acredita-se que os artefatos foram depositados como oferendas no fechamento da galeria há 3 mil anos.
“O vídeo que gravamos nos revelou que, dentro do edifício, há algo que não foi visto nem tocado e nem conhecido durante 3 mil anos. Existe uma nova galeria. Há traços de épocas mais antigas que nunca havíamos visto, e não havia apenas uma vasilha de pedra: havia duas, e uma delas tem a forma de um condor", disse Rick. Devido a esta descoberta, o complexo foi chamado de Galeria do Condor. O sítio Chavín de Huántar é Patrimônio da Humanidade desde 1985.