Inicio

Desenhos pré-históricos de figuras com aparência alienígena são encontrados na Tanzânia

Pinturas mostram três criaturas representadas com cabeças extremamente grandes
Por History Channel Brasil em 08 de Julho de 2022 às 16:09 HS
Desenhos pré-históricos de figuras com aparência alienígena são encontrados na Tanzânia-0

Ao pesquisar uma caverna na Tanzânia, arqueólogos encontraram diversas pinturas pré-históricas. Entre as figuras representadas pelos traços de arte rupestre estavam humanos, bovinos e girafas. Mas o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foram os desenhos de criaturas com aparência alienígena.

Misteriosas figuras

A caverna, chamada Amak'hee 4, é decorada com desenhos elaborados, incluindo três misteriosas figuras antropomórficas com cabeças extremamente grandes. Apesar do visual alienígena, os pesquisadores acreditam que as pinturas podem representar humanos com cabeça de animal. "Neste trio, as figuras parecem apresentar cabeças de búfalo estilizadas", disse o arqueólogo Maciej Grzelczyk, da Universidade Jagiellonian, na Polônia, que publicou um estudo sobre a descoberta no periódico científico Antiquity.

Pinturas rupestres encontradas na Tanzânia

Os pesquisadores dizem que a cultura do povo Sandawe, que é descendente daqueles que habitavam a região, não inclui mitos de pessoas com cabeça de búfalo ou que podem se transformar no animal, então as imagens podem retratar outra coisa. Mas, segundo Grzelczyk, chifres de búfalo desempenham um papel significativo em alguns rituais dos Sandawe, o que pode dar uma pista do significado dos desenhos.

Anteriormente, desenhos rupestres semelhantes já haviam sido encontrados em outras cavernas da região, conhecidas como Kolo B1 e Kolo B2. "As figuras de Amak'hee 4 são visivelmente maiores do que as de Kolo, e fazem desse motivo principal um ponto focal central em torno do qual o resto da narrativa parece acontecer. Em contraste, as imagens de Kolo são representações isoladas, sem conexão clara com o resto das pinturas", escreveu Grzelczyk.

Fontes
Science Alert
Imagens
M. Grzelczyk/Cambridge University Press (CC BY-NC-ND 4.0)