Destroços do lendário navio do Capitão Cook podem ter sido finalmente encontrados
Na segunda metade do século XVIII, o capitão britânico James Cook escreveu seu nome na história devido a suas viagens pioneiras por locais virtualmente desconhecidos do Oceano Pacífico. A bordo do navio Endeavour, ele explorou os territórios selvagens da Austrália e Nova Zelândia. Agora, pesquisadores afirmam que encontraram os destroços dessa lendária embarcação.
Destroços do Endeavour
Entre 1768 e 1771, em nome do Império Britânico, o Capitão Cook comandou o Endeavour em uma viagem histórica pelos territórios inexplorados do Pacífico. Oficialmente, seu destino era o Taiti, onde estabeleceria um observatório astronômico para registrar o trânsito de Vênus. Mas, na verdade, Cook cumpria a missão secreta de encontrar a "grande terra do sul" e reivindicá-la para Grã-Bretanha.
Quando o Endeavour retornou para a Inglaterra, ele foi usado pelo Império Britânico para transportar carga para as Ilhas Falkland, na América do Sul, e acabou sendo vendido para proprietários privados. Em 1778, depois de ter sido aposentada, a embarcação foi afundada propositalmente no litoral de Rhode Island, nos Estados Unidos. Após anos de buscas, uma equipe de arqueólogos australianos anunciou que seus destroços foram finalmente encontrados.
Captain Cook's ship has reportedly been found after nearly 250 years. pic.twitter.com/U2GqQJSJCL
— Al Jazeera English (@AJEnglish) February 4, 2022
Mas o anúncio dos australianos causou polêmica. Isso porque seus parceiros nos Estados Unidos não confirmam que os destroços encontrados sejam mesmo do Endeavour. Eles dizem que é muito cedo para afirmar com certeza que trata-se do navio do Capitão Cook. DK Abbass, do Projeto de Arqueologia Marítima de Rhode Island, afirmou que estudos mais aprofundados serão necessários antes de se chegar a uma resposta definitiva.
O Capitão Cook morreu no Havaí em 1779, durante sua terceira viagem ao Pacífico, a bordo de outra embarcação. Ele foi assassinado por nativos depois que tentou sequestrar o chefe deles.