Inicio

Destroços do lendário navio do Capitão Cook podem ter sido finalmente encontrados

Embarcação foi usada no século XVIII em uma viagem histórica pelos territórios inexplorados da Austrália e Nova Zelândia
Por History Channel Brasil em 04 de Fevereiro de 2022 às 16:16 HS
Destroços do lendário navio do Capitão Cook podem ter sido finalmente encontrados-0

Na segunda metade do século XVIII, o capitão britânico James Cook escreveu seu nome na história devido a suas viagens pioneiras por locais virtualmente desconhecidos do Oceano Pacífico. A bordo do navio Endeavour, ele explorou os territórios selvagens da Austrália e Nova Zelândia. Agora, pesquisadores afirmam que encontraram os destroços dessa lendária embarcação.

Destroços do Endeavour

Entre 1768 e 1771, em nome do Império Britânico, o Capitão Cook comandou o Endeavour em uma viagem histórica pelos territórios inexplorados do Pacífico. Oficialmente, seu destino era o Taiti, onde estabeleceria um observatório astronômico para registrar o trânsito de Vênus. Mas, na verdade, Cook cumpria a missão secreta de encontrar a "grande terra do sul" e reivindicá-la para Grã-Bretanha.

Capitão Cook

Quando o Endeavour retornou para a Inglaterra, ele foi usado pelo Império Britânico para transportar carga para as Ilhas Falkland, na América do Sul, e acabou sendo vendido para proprietários privados. Em 1778, depois de ter sido aposentada, a embarcação foi afundada propositalmente no litoral de Rhode Island, nos Estados Unidos. Após anos de buscas, uma equipe de arqueólogos australianos anunciou que seus destroços foram finalmente encontrados. 

Mas o anúncio dos australianos causou polêmica. Isso porque seus parceiros nos Estados Unidos não confirmam que os destroços encontrados sejam mesmo do Endeavour. Eles dizem que é muito cedo para afirmar com certeza que trata-se do navio do Capitão Cook.  DK Abbass, do Projeto de Arqueologia Marítima de Rhode Island, afirmou que estudos mais aprofundados serão necessários antes de se chegar a uma resposta definitiva. 

O Capitão Cook morreu no Havaí em 1779, durante sua terceira viagem ao Pacífico, a bordo de outra embarcação. Ele foi assassinado por nativos depois que tentou sequestrar o chefe deles.

Fontes
Deutsche Welle
Imagens
Biblioteca Nacional da Austrália, via Wikimedia Commons e iStock