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Desvendada a origem de um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo

Durante muito tempo acreditou-se que "Cães e Chacais" havia nascido no Egito, mas um novo estudo aponta que ele surgiu em outro local
Por History Channel Brasil em 02 de Outubro de 2024 às 13:10 HS
Desvendada a origem de um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo-0

"Cães e Chacais" é apontado por historiadores como um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo. Durante anos acreditou-se que o "jogo dos cinquenta e oito buracos", como também é conhecido, havia surgido no Egito, já que o mais velho exemplar, datado de 1975 a.C., foi encontrado na tumba de um oficial do faraó Mentuotepe II. No entanto, um novo estudo, publicado no periódico European Journal of Archaeology, situa a origem do jogo muito longe do território egípcio.

Importância cultural

Durante escavações na península de Abşeron e na reserva de Gobustán, no Azerbaijão, arqueólogos encontraram seis tabuleiros esculpidos em pedra do jogo. Esses exemplares têm ao menos dois mil anos, ou seja, são mais antigos do que os encontrados no Egito. A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Walter Crist, da Universidade de Leiden, na Holanda, e Rahman Abdullayev, da Sociedade Histórica de Minnesota, nos Estados Unidos.

Tabuleiro de "Cães e Chacais"
Tabuleiro de "Cães e Chacais" (Imagem: Museu do Louvre/Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Os pesquisadores acreditam que "Cães e Chacais" era um passatempo comum entre os pastores de gado naquela região e que foram eles que o espalharam pela Ásia e Oriente Médio. Os autores afirmam que a importância histórica do jogo é incalculável, pois ajudava a conectar culturas que interagiam regularmente entre si. De acordo com Crist e Abdullayev, o jogo provavelmente cumpriu essa função no segundo milênio a.C. no Egito e no sudoeste da Ásia, pois era o único praticado em toda a região.

O jogo ficou conhecido como "Cães e Chacais" devido a um exemplar encontrado em que as peças tinham o formato de cabeças desses animais. Segundo suas regras, dois jogadores movem peças ao longo de um percurso na tentativa de ser o primeiro a chegar ao final, como no Ludo. O tabuleiro tem 58 buracos em um padrão específico, e as peças (cinco cães e cinco chacais) são colocadas em novos buracos à medida que os jogadores avançam pelo tabuleiro. O jogador que conseguir levar todas as suas peças ao final primeiro vence.

Fontes
Science Alert e Popular Mechanics
Imagens
Metropolitan Museum of Art/Domínio Público, via Wikimedia Commons