"Tabuleiros" do jogo mais antigo das Américas são encontrados no México
Durante escavações na região de Campeche, no México, arqueólogos encontraram evidências do mais antigo jogo das Américas. O patolli era jogado diretamente em linhas esculpidas no chão e sua origem tem mais de mil anos. Nove "tabuleiros" foram descobertos pelos pesquisadores na região onde está sendo construída uma ferrovia conhecida como "Trem Maia".
Rituais religiosos
Teotihuacanos, toltecas, astecas, zapotecas, mixtecas e os maias estavam entre os povos que jogavam o patolli. Segundo o pesquisador Fernando Alemán Toscano, o jogo estava associado a rituais religiosos, oferendas e eventos ligados ao calendário dessas culturas. A palavra "patolli" vem do náuatle, significando “feijões”, que eram usados como peças.
"O registro gráfico mostrou diferentes estilos de patollis, por isso temos dois circulares, quatro quadrados e o restante com linhas difusas que não permitem sua identificação", explicou Toscano. Felix Camacho Zamora, diretor do projeto arqueológico, explicou que foram realizadas intervenções, como injeções de água de cal e outros processos para preservar as peças, além de registros fotográficos e gráficos detalhados antes de seu traslado para um laboratório.
Acredita-se que os tabuleiros de patolli encontrados agora tenham sido criados durante o período Clássico Tardio, entre 600 e 900 d.C., em um contexto cerimonial de grande importância. No entanto, uma análise detalhada ainda será realizada para confirmar essa datação.