Egito promove espetacular desfile de múmias de faraós: veja imagens
O governo do Egito promoveu um espetacular desfile de múmias pelas ruas do Cairo no último fim de semana. Ao todo, os restos mortais de 18 faraós e quatro rainhas foram expostos no evento. Cada sarcófago foi carregado em veículos especiais, semelhantes a carruagens modernas.
Múmias de faraós foram transferidas
O evento marcou a transferência das múmias do antigo museu onde ficaram abrigadas por décadas para o novo Museu da Civilização Egípcia, a 5km de distância. No desfile, os faraós e rainhas foram apresentados em ordem cronológica: de Seqenenre Taa II, governante da 17ª dinastia, até Ramsés IX, que reinou no século 12 a.C.
#موكب_المومياوات_الملكية.. مسار الرحلة كاملاً من الانطلاق حتى الوصول إلى المتحف القومي للحضارة #شاهد_سكاي pic.twitter.com/Ysy9QfrmHv
— سكاي نيوز عربية (@skynewsarabia) April 3, 2021
Uma das principais atrações foi a múmia de Ramsés II (1279–1213 a.C.), o mais famoso faraó do Império Novo, que governou por 67 anos. Outra múmia importante apresentada foi a da Rainha Hatshepsut (1479–1458 a.C.). Ela se tornou governante do Egito durante um período no qual não era comum que as mulheres se tornassem faraós.
As múmias foram descobertas em 1881 e 1898 nas ruínas de Tebas, a antiga capital do Egito. Elas foram transportadas em caixas especiais contendo nitrogênio, para evitar qualquer dano causado pela exposição ao ambiente externo. Uma multidão acompanhou o desfile (as autoridades egípcias suspenderam restrições a eventos externos após uma queda nos números de infecções e mortes causadas pela COVID-19).
VER MAIS:
- Mais antigo manual de mumificação do Egito é descoberto em papiro de 3500 anos
- "Descoberta do século": tumba da rainha Nefertiti pode ter sido encontrada no Egito
- Múmia com língua de ouro, máscaras e estátuas são encontradas em catacumbas no Egito
Fonte: BBC
Imagens: Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação