Encontrada em Israel a mais antiga frase escrita com o primeiro alfabeto
O mais antigo alfabeto do mundo foi inventado por volta de 1800 a.C. pelos cananeus, povo que viveu no Oriente Médio. Até recentemente, nenhuma inscrição cananeia significativa havia sido descoberta, exceto algumas palavras avulsas. Agora, pesquisadores encontraram em Israel a primeira frase completa escrita com esse alfabeto pioneiro.
"Feitiço contra piolhos"
A frase foi identificada inscrita em um pente-fino de marfim encontrado em Tel Lachish durante escavações lideradas por arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém. O objeto, que era usado para retirar piolhos, é pequeno, medindo aproximadamente 3,5 por 2,5 cm. De acordo com os pesquisadores, o artefato foi feito usando a presa de um elefante.
A sentença escrita no pente-fino foi decifrada pelo especialista Daniel Vainstub, da Universidade Ben Gurion. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma espécie de "feitiço contra piolhos". “Que esta presa arranque os piolhos do cabelo e da barba”, diz a frase.
Yosef Garfinkel, arqueólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém, classificou a descoberta como "um marco na história da capacidade humana de escrever”. “A inscrição é muito humana”, disse ele ao The Guardian. “Você tem um pente e nesse pente há o desejo de destruir os piolhos no cabelo e na barba. Hoje em dia temos todos esses sprays, remédios e venenos modernos. Antigamente não havia isso”.