Inicio

Encontradas duas mil cabeças mumificadas de carneiro no templo de Ramsés II, no Egito

Novas escavações também revelaram um “edifício enorme” previamente desconhecido na estrutura dedicada ao faraó
Por History Channel Brasil em 27 de Março de 2023 às 15:38 HS
Encontradas duas mil cabeças mumificadas de carneiro no templo de Ramsés II, no Egito-0

Arqueólogos fizeram uma descoberta inusitada no templo do faraó Ramsés II. Durante novas escavações no local, os pesquisadores se depararam com mais de duas mil cabeças de carneiro mumificadas. Também foram encontradas múmias de animais como cães, cabras, ovelhas, vacas, veados e mangustos.

Oferendas

Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, as cabeças de carneiro provavelmente foram usadas como oferendas no templo. Segundo os arqueólogos, elas estavam associadas a “uma adoração sem precedentes de carneiros” durante o período ptolomaico, que abrangeu a 33ª e última dinastia e durou de 305 a 30 aC. O fato de tais oferendas terem sido feitas a Ramsés II mais de um milênio após sua morte indica o quanto ele era admirado no Egito Antigo.

Cabeça mumificada de carneiro

Localizado em Abydos, uma das cidades mais antigas do Egito, o templo foi originalmente descoberto há mais de 150 anos, mas nunca foi totalmente explorado. As novas escavações também revelaram um “edifício enorme” separado que remonta à Sexta Dinastia. De acordo com o Ministério, as novas descobertas ajudarão os egiptólogos a obter uma imagem mais precisa do projeto da estrutura, além de levantar questões a respeito de algumas suposições levantadas desde que o templo foi descrito pela primeira vez.

O Egito e grande parte da região estavam sob o domínio de Ramsés II durante seus 66 anos no poder (1279 a.C. a 1213 a.C.). Ele foi um dos governantes mais poderosos da antiguidade e um prolífico construtor de arquitetura monumental. Seu império se estendia do leste da Líbia aos vales dos rios Tigre e Eufrates, do sul da Turquia ao Sudão. Acredita-se que Ramsés tenha sido o faraó citado na passagem da Bíblia que narra o êxodo dos israelitas.

Fontes
IFLScience
Imagens
Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Divulgação