Encontradas mechas de cabelo que seriam de Leonardo da Vinci
Pesquisadores italianos encontraram uma mecha de cabelo atribuída a Leonardo da Vinci. A relíquia estava em uma coleção privada, nos Estados Unidos, e será útil para rastrear seu DNA. Em uma coletiva de imprensa, foram apresentados os documentos que demonstram sua antiga procedência, além de anunciar a exposição “Leonardo Vive”, lançada na França no aniversário de sua morte.
“Descobrimos e recuperamos uma mecha de cabelo de da Vinci. Juntamente com seus restos mortais, essa extraordinária relíquia permitirá seguir a busca por seu DNA”, assegurou Alessandro Vezossi, diretor do Museu Ideal Leonardo da Vinci. O gênio renascentista morreu sem deixar descendentes e estaria sepultado no castelo de Amboise, na França.
Em 2016, foi anunciado o achado de descendentes vivos de da Vinci em linha indireta, por meio de seu meio irmão Domenico. Agora, o material genético dos cabelos será comparado com o dos ossos enterrados no local para confirmar se eles pertencem mesmo ao gênio.
“Graças às análises genéticas dessa mecha, que serão cruzadas com os exames de DNA dos descendentes vivos e das sepulturas que encontramos nos últimos anos, agora será possível continuar a busca pelo DNA do gênio”, concluiu Vezossi.
Fonte: CNN
Imagem: Shutterstock.com