Encontrados destroços de navio cargueiro romano do século II a.C. no Mediterrâneo
Arqueólogos encontraram os destroços de um navio cargueiro romano do século II a.C. no fundo do Mar Mediterrâneo, no litoral da Itália. A embarcação, carregada com centenas de jarros, foi encontrada a uma profundidade de cerca de 160 metros perto de Civitavecchia, uma cidade portuária a cerca de 80 km de Roma.
Descoberta excepcional
Estima-se que o navio tivesse mais de 20 metros de comprimento. A embarcação levava centenas de jarros romanos antigos, conhecidos como ânforas, que costumavam ser usados para armazenar comidas e bebidas. Ainda não se sabe o que havia dentro dos recipientes.
“Esta descoberta excepcional representa um importante exemplo do naufrágio de um navio romano que enfrentou os perigos do mar na tentativa de chegar à costa e testemunha as antigas rotas comerciais marítimas”, diz um comunicado da Superintendência Nacional do Patrimônio Cultural Subaquático. A polícia local foi encarregada de inspecionar e proteger o local contra saqueadores. Todos os anos, centenas de ânforas romanas comercializadas ilegalmente por negociantes de arte são encontradas pela polícia italiana.
Nos últimos anos, outros destroços de navios do século II a.C. foram encontrados no Mar Mediterrâneo. Em 2021, uma embarcação foi descoberta carregada de ânforas no litoral da Sicília. No mesmo ano, os restos de um navio militar foram localizados nas ruínas da cidade submersa greco-egípcia de Thonis-Heracleion.