Encontrados fósseis de uma possível linhagem humana desconhecida na China
Uma equipe internacional de paleontólogos encontrou na China evidências de uma linhagem humana previamente desconhecida. Segundo um estudo publicado no periódico científico Journal of Human Evolution, esses parentes do Homo sapiens viveram há cerca de 300 mil anos. Os fósseis foram descobertos em Hualongdong, na província de Anhui.
Os pesquisadores encontraram uma mandíbula fossilizada, parte de um crânio e alguns ossos das pernas de um hominídeo em uma caverna. Segundo os pesquisadores, a mandíbula apresenta características únicas, como uma borda inferior triangular e uma curvatura distintiva, que são comparáveis tanto aos humanos modernos quanto aos hominídeos do Pleistoceno tardio.
Ancient Skull Found in China Is Unlike Any Human Seen Before https://t.co/khrtK9vttn
— ScienceAlert (@ScienceAlert) August 7, 2023
A análise da mandíbula também indica a ausência de queixo, o que sugere que o indivíduo teria mais parentesco com espécies mais antigas, se assemelhando ao Homo erectus. Segundo os autores do estudo, essa a combinação de características nunca havia sido observada em hominídeos no leste da Ásia.
O estudo conclui que as características físicas encontradas no indivíduo sugerem a coexistência de três linhagens de hominídeos na Ásia naquele período: Homo erectus, Denisovanos e esta outra linhagem que é "filogeneticamente próxima" de nós. O Homo sapiens só apareceu na China há cerca de 120 mil anos, mas a descoberta indica que alguma das características modernas da nossa espécie já existiam por lá muito antes disso.