Encontrados restos de 10 navios antigos naufragados na Grécia e artefatos milenares
Arqueólogos encontraram evidências de dez navios naufragados e artefatos antigos na Ilha de Kasos, na Grécia. Segundo os pesquisadores, os achados datam de um período que abrange cinco mil anos. O objeto mais antigo data da pré-história, enquanto o naufrágio mais recente é possivelmente da primeira metade do século XX.
Tesouro arqueológico
Dos dez naufrágios encontrados, sete eram de barcos muito antigos e não conservavam nenhum casco, apenas a carga. Um deles apresenta um casco de madeira associado a um canhão de ferro (provisoriamente datado do século XIX). Duas embarcações são mais modernas, preservando peças metálicas ou de madeira. A mais nova possivelmente data da época da Segunda Guerra Mundial.
Os pesquisadores também fizeram uma série de descobertas "avulsas", que não podem ser associadas a naufrágios específicos. Esses artefatos têm origens e períodos variados, incluindo a pré-história (3000 a.C.), o período clássico (450 a.C.), o período helenístico (cerca de 100 a.C. a 100 d.C.), o período romano (cerca de 200 a.C. a 300 d.C.), o período bizantino (por volta de 800 d.C. a 900 d.C.), além de achados da Idade Média (entre os séculos V e XV) e do período otomano (que durou até o início de 1830 na Grécia).
Os navios foram construídos e lançados ao mar a partir da Grécia, Itália, Espanha, África e Ásia Ocidental, e as cargas que transportavam estavam repletas de artigos valiosos. Entre os artefatos, estão várias ânforas (jarros para transportar líquidos) com cerca de 1.900 anos. Os arqueólogos também encontraram diferentes tipos de recipientes usados para bebidas, cerâmica da era romana de origem africana, e uma pesada âncora de pedra que data do Período Arcaico (800 a 500 a.C.). O objeto mais antigo é um pote pré-histórico, datado do ano 3000 a.C., aproximadamente.