Itália: descoberta de artefatos misteriosos pode revelar naufrágio da Idade da Pedra
A descoberta de artefatos misteriosos no fundo do mar da Itália pode apontar para a descoberta de um naufrágio da Idade da Pedra Polida. Um dos objetos é feito de obsidiana, um vidro vulcânico preto brilhante formado quando a lava é resfriada rapidamente. Os itens foram achados perto da Gruta Branca de Capri, no Golfo de Nápoles.
Marcas de corte
O artefato de obsidiana pesa 8 kg e mede cerca de 28 x 20 x 15 centímetros. Segundo os pesquisadores, as marcas de corte e entalhes no objeto fornecem evidências sólidas de que ele foi modificado por mãos humanas. No entanto, não se sabe exatamente do que se trata o artefato.
De acordo com a Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles, o artefato foi encontrado a uma profundidade de 30 a 40 metros no Mar Mediterrâneo. Os pesquisadores acreditam que o objeto provavelmente foi transportado como carga por um navio da era Neolítica. Estima-se que a embarcação tenha naufragado entre cinco mil e 8 mil anos atrás.
“É necessário realizar um extenso levantamento instrumental do fundo do mar para verificar a possível presença do casco ou outro material de carga”, disse Mariano Nuzzo, superintendente de arqueologia, artes plásticas e paisagem da área metropolitana de Nápoles. Restos de uma embarcação neolítica nunca foram encontrados até hoje no Mar Mediterrâneo. Caso os destroços sejam encontrados, seria uma descoberta inédita e fora de série, segundo os pesquisadores.