Engenheiro judeu pode ter sido o verdadeiro pai do Fusca
O Fusca é um dos modelos de carro mais populares de todos os tempos. A origem dele é bem conhecida, mas há quem coloque dúvidas a respeito da paternidade do veículo.
A história consagrada diz que Adolf Hitler encomendou ao projetista Ferdinand Porsche a criação de um “carro do povo” (Volkswagen) em 1935. Mas segundo o livro A Verdadeira História do Fusca, do holandês Paul Schilperoord, a ideia do modelo teria sido roubada de um engenheiro e jornalista judeu chamado Josef Ganz.
De acordo com a obra, Hitler teria visto um modelo criado por Ganz em uma exposição de carros em 1933. Após desenhar as formas do veículo, o ditador teria feito a encomenda a Porsche. O autor afirma também que o próprio Porsche dirigiu um dos protótipos de Ganz. Um dos modelos criados por Ganz e que pode ter inspirado o Fusca chegou a ser fabricado entre 1933 e 1935, o Standard Superior.
O engenheiro acabou sendo preso pela Gestapo, a polícia nazista, acusado de se aproveitar da revista automobilística que editava para chantagear indústrias. Após um mês ele foi libertado e conseguiu provar sua inocência, mas teve sua carreira prejudicada. Ganz acabou indo embora da Alemanha e morreu na Austrália, em 1967.
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Fontes: G1 e Daily Mail
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