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Entenda as diferenças entre um carro de passeio e um de corrida

Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2016 às 13:27 HS
Entenda as diferenças entre um carro de passeio e um de corrida-0

Muita gente pensa que para virar piloto de corridas e só pegar um carro e sair por aí acelerando. Ledo engano...

Antes de mais nada, para ser piloto é preciso de um carro muito diferente dos convencionais. Além do mais, esteja preparado para uma coisa: carros de corrida são extremamente desconfortáveis. 

O conforto é a primeira grande diferença que um motorista de "passeio" percebe em um carro de velocidade. Porém, se estamos agora em um ambiente em que o desempenho é o que importa, quem é que está ligando para o motorista? Sim, um carro de corrida vai trepidar, chacoalhar e o cockpit exige preparo físico. Por isso que os pilotos fazem muita academia para saírem inteiros das corridas.

Peças

Outra grande diferença dos carros de passeio para os de corrida está na durabilidade das peças. Enquanto nos primeiros freios e pneus são feitos para rodar milhares de quilômetros, nos últimos estes itens e muito outros são praticamente descartáveis. Todas as peças são fabricadas para trabalhar no limite, em especial na F-1, que usa tecnologia de ponta em seus carros.

Também há uma grande diferença em relação ao gasto do combustível. Para o cidadão comum seria muito caro manter um carro de corrida, que "bebe" muito: basicamente um litro de combustível por quilometro rodado. No caso da Stock Car, os carros possuem uma capacidade maior do tanque de combustível em relação aos carros convencionais.

Motor

Mas é no motor que a diferença entre os carros de passeio e os de corrida ronca mais alto. Em um carro de F-1, por exemplo, são 1.000 cavalos de potência (HP), gerados por 20.000 rotações por minuto (rpm). Num carro de passeio a rotação não passa de 6.000 rpm, gerando, quando muito, 150 HP de potência. Assim, se os dois largassem ao mesmo tempo, em 10 segundos um F-1 percorreria 700 metros, contra pouco menos de 400 metros de um carro comum.


Segurança


E como estamos falando em velocidade também é bom falarmos em segurança. Na Stock Car, por exemplo, o carro de corrida é montado por cima de uma gaiola de aço, chamada Santo Antônio, que protege o piloto em caso de capotamento, evitando que ele seja atingido pelo teto do carro. Também há revestimento anti-chamas, que blinda o condutor em caso de incêndio no motor. Há ainda um mecanismo nos capacetes dos pilotos chamado Hans Device, uma proteção no pescoço que evita seu deslocamento e possíveis fraturas.

 



Fonte: Mundo Estranho, Brasil Escola, Auto Racing

Imagem: André Santos