Era do Gelo: Raro osso de mamute é encontrado por mergulhadores nos EUA
Dois mergulhadores encontraram uma surpresa vinda diretamente da Era do Gelo em um rio na Flórida, nos Estados Unidos. Ao explorar o local, Derek Demeter e Henry Sadler se depararam com um raro osso de mamute. Trata-se do fóssil de um fêmur que mede 1,2 m de comprimento e pesa 22,7 kg.
Mamute gigante
A descoberta foi feita no Rio Peace, na cidade de Arcadia. Os dois amigos já haviam localizado dentes de mamute no local, mas foi a primeira vez que eles encontraram um osso do animal. Segundo eles, o fóssil estava enterrado sob uma camada de areia.
Acredita-se que o fêmur encontrado era de um mamute-de-colúmbia. A datação da idade do osso ainda é incerta, mas outros fósseis desses animais encontrados anteriormente na Flórida foram estimados em cerca de 13 mil anos. O mamute-de-colúmbia era provavelmente um híbrido entre o mamute lanoso e uma linhagem desconhecida de mamute que chegou à América do Norte vindo da Sibéria há cerca de 1,5 milhão de anos, de acordo com pesquisas recentes de DNA.
Pelo tamanho do fêmur do animal, estima-se que ele poderia ter cerca 2,25 m de altura e pesar aproximadamente 10 mil quilos. Anteriormente, a dupla de mergulhadores havia doado outros fósseis encontrados por eles para o Museu de História Natural da Flórida. Já o osso do mamute foi levado por Sadler para a sala da escola onde ele dá aula para crianças, para que elas possam ter contato com a história antiga da Flórida.
VER MAIS:
- Misteriosos círculos de 20 mil anos feitos com ossos de mamute intrigam pesquisadores
- Encontrado fóssil de 1 bilhão de anos que pode ser o elo perdido da evolução anima
- Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos é encontrado pela primeira vez
Fonte: Live Science
Imagem: Reprodução