Escute a melodia oculta desvendada no intrigante quadro “O Jardim das Delícias Terrenas”, de Bosch
Foram necessários cinco séculos para que, finalmente, fosse descoberta, transcrita e ouvida a melodia escondida no famoso quadro renascentista O Jardim das Delícias Terrenas, obra-prima do pintor holandês Hieronymus Bosch (escute o áudio no fim do texto).
Trata-se de um dos quadros mais enigmáticos e estudados na história da arte. Pesquisadores e especialistas do movimento renascentista e conservadores de obras de arte do mundo todo se voltaram para a análise do tríptico desde que Felipe II o adquiriu para sua coleção pessoal. A data exata de sua criação, assim como o preço pago por ela, são desconhecidos até hoje. O quadro é extremamente complexo e possui inúmeros detalhes, que demandam horas e horas de observação para que possam ser totalmente apreciados, e inclui O Jardim do Éden (painel esquerdo), O Jardim das Delícias Terrenas (painel central) e O Inferno (painel direito).
No entanto, depois de mais de 500 anos desde sua criação, ninguém havia encontrado, nem ao menos interpretado, a misteriosa partitura escondida na última seção do quadro. A descoberta foi feita por dois estudantes americanos, que observaram detalhadamente a partitura, cuja metade está desenhada em um livro e a outra metade nas nádegas de um homem caído no chão, na parte direita da obra. Eles próprios se encarregaram de transcrever a notação mensural para a notação moderna, isto é, o pentagrama, e a introduziram em um sequenciador, que gerou a melodia com sons de piano.
Não deixe de ouvir a melodia maldita, oculta por mais de 500 anos em uma das obras mais importantes e enigmáticas da história da arte:
Fonte: elepe.com