Inicio

Espada do faraó Ramsés II é encontrada em antiga fortaleza no Egito

Peça foi descoberta junto a outras armas e artefatos do período do Novo Império, como escaravelhos e amuletos
Por History Channel Brasil em 11 de Setembro de 2024 às 12:45 HS
Espada do faraó Ramsés II é encontrada em antiga fortaleza no Egito-0

Arqueólogos encontraram no Egito as ruínas de uma fortaleza que abrigava quartéis militares, além de armazéns de armas e alimentos. A edificação data do período do Novo Império, um dos mais emblemáticos da história egípcia, na qual reinaram Ahmose e Akhenaton. No local, os pesquisadores encontraram uma longa espada de bronze adornada com o selo do faraó Ramsés II, que também governou naquela época.

Defesa das fronteiras

A descoberta ocorreu durante as escavações no sítio arqueológico de Tal Al-Aqbain, localizado na cidade de Hoch Essa.  O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, destacou a relevância histórica e arqueológica do forte. Segundo ele, esse posto militar do antigo exército egípcio desempenhou um papel crucial na defesa das fronteiras noroeste do país contra as tribos líbias e os Povos do Mar, uma confederação de saqueadores marítimos.

As edificações estão organizadas em dois conjuntos simétricos, separados por um corredor estreito. As primeiras investigações indicam que algumas dessas construções funcionavam como armazéns, de onde eram distribuídos suprimentos para as tropas egípcias.

Dentro desses armazéns foram encontrados celeiros, vasos de cerâmica e restos de fornos cilíndricos de barro usados para cozinhar. Entre as descobertas mais impressionantes está a espada de bronze, que foi encontrada, junto com outras armas, contas, escaravelhos e amuletos de proteção.

Além disso, foi encontrado o sepultamento de uma vaca, animal sagrado na cultura egípcia, junto com dois blocos de pedra calcária: um com inscrições hieroglíficas dos títulos do faraó Ramsés II e outro pertencente a um funcionário chamado Bey. Essas descobertas oferecerão aos pesquisadores valiosas informações sobre as crenças religiosas e as atividades cotidianas dos soldados que ocuparam o forte.

Fontes
Ancient Origins e Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito
Imagens
Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito/Divulgação